Um problema bastante recorrente e que desvaloriza qualquer imóvel é a infiltração nas paredes, visto que deteriora as argamassas, a alvenaria e a pintura. Geralmente, a infiltração é provocada por umidade no teto e na parede, que surge por algum defeito na impermeabilização, ação do tempo, chuvas muito intensas, vazamentos no encanamento, tubulação furada ou rachada, entre outros fatores.

Mesmo sendo um problema corriqueiro em obras, acaba trazendo muitas dores de cabeça para o morador ou proprietário do imóvel, porque não é algo fácil de ser resolvido e, se não for feito de maneira eficiente, pode acabar comprometendo toda a estrutura da construção e causando outros danos.

Se você está sofrendo com esse problema e não sabe muito bem como resolvê-lo de forma eficiente, continue por aqui e veja algumas práticas e cuidados para evitar a infiltração nas paredes. Veja como esse problema pode ser resolvido!

Identifique e solucione a causa

O primeiro passo para resolver o problema da infiltração é ir atrás da raiz desse defeito. Ela surge após a parede ter contato com a umidade, que pode vir de um cano quebrado, de uma parede exposta a chuvas muito intensas, de um vazamento no telhado, de uma goteira na laje etc. Independentemente da causa, você deve tratar o dano na construção da melhor forma possível.

Em caso de problema no telhado, troque as telhas danificadas para que não ocorram mais vazamentos. Se o problema for na tubulação hidráulica, é preciso quebrar as paredes para repará-la, localizar o cano quebrado ou rachado e substituí-lo.

Já no caso das paredes expostas diretamente à chuva, tente impermeabilizar a superfície para evitar mais infiltração ou danos mais graves.

Aplique impermeabilizante

Depois de reparar a raiz da infiltração para evitar que ela volte a acontecer, é hora de aplicar um impermeabilizante para que a parede não tenha mais contato com a umidade.

Existem produtos apropriados para a tubulação hidráulica que evitam vazamentos e protegem os canos; já outros impermeabilizantes podem ser usados nas telhas e lajes para que a umidade não afete a superfície. A ideia é proteger a casa.

Utilize argamassa e rejuntes adequados

No caso de paredes que são revestidas com pisos cerâmicos, o ideal é utilizar argamassas e rejuntes adequados e que tenham atestado de qualidade.

A maioria dos revestimentos tem uma superfície que não absorve água, então, as frestas com rejunte e argamassa podem acabar passando essa umidade para dentro da alvenaria e estrutura da construção. Sendo assim, esses materiais também devem ter uma característica impermeável para que a água não infiltre nas paredes.

Por fim, vale ressaltar que todos esses passos devem ser realizados ou acompanhados por um profissional especializado e capacitado, para que o problema não tome proporções maiores e acabe dando mais dores de cabeça para o morador ou proprietário da casa.

E então, gostou de aprender um pouco mais sobre como lidar com a infiltração nas paredes? Ficou interessado em ver mais conteúdos como este? Então, assine a nossa newsletter para continuar acompanhando nossas dicas!


Os comentários estão fechados.