O acabamento é uma etapa muito importante da construção civil, pois é nesse momento em que se aplicam todos os revestimentos, tanto com pisos nos chãos, paredes, bancada das pias do banheiro e cozinha, dentre outros.

Esse processo ainda interfere bastante no aspecto visual do ambiente, deixando bem mais bonito e sofisticado. Mas o que muita gente não sabe é como colocar pisos e azulejos pode ser fácil.

Muitas vezes essa tarefa é executada por alguém qualificado e que sabe o que está fazendo, porém assentar cerâmica é algo muito fácil de ser realizar, desde que a pessoa conheça e aprenda os macetes do serviço, que vão trazer um resultado com beleza, qualidade e durabilidade.

Se você não conhece muito do assunto e gostaria de aprender mais sobre o mundo da construção civil e como funciona para aplicar pisos e azulejos, continue por aqui. Preparamos um guia rápido de como realizar essa tarefa! Vamos lá?

Como colocar pisos e azulejos?

Materiais necessários

Para a aplicação de um revestimento, são necessários os seguintes materiais:

  • piso cerâmico, um pouco acima da quantidade necessário para suprir alguns imprevistos;
  • trena;
  • argamassa Colante e de Rejuntamento;
  • espátula dentada;
  • desempenadeira;
  • colher de pedreiro;
  • martelo de borracha;
  • recipiente para fazer a mistura de argamassa;
  • espaçador.

Pré-preparo

Antes de qualquer passo para realização da tarefa, você deve fazer alguns preparos:

  • verificar as peças cerâmicas para constatar se existirem algumas irregulares, fissuras ou danos;
  • limpar toda a superfície dos pisos;

Atenção! Não molhe a cerâmica antes da aplicação.

Preparação da argamassa

Para preparar a argamassa é necessário colocá-la em um recipiente limpo e seco. Adicione água e misture o conteúdo até que ele se transforme em uma mistura homogênea, uniforme sem bolhas de ar. Confira na embalagem da argamassa a quantidade necessária de água para utilizar no material.

Depois de misturar tudo, deixe a massa descansar por mais ou menos 15 minutos, e aplique-a em um período máximo de uma hora e meia.

Aplicação

Aplique a argamassa na superfície da parede ou do chão, uma camada que tenha cerca de 4 mm ou 5 mm, utilizando a parte lisa da desempenadeira. É importante preencher toda a região em que a peça cerâmica será colocada. Com o lado dentado da ferramenta faça uns sulcos paralelos na massa aplicada.

Realize o mesmo procedimento de aplicação da argamassa nos pisos ou azulejos, fazendo os sulcos da direção contrária do que foi feito no chão ou na parede.

Assentamento e Rejuntamento

O assentamento também é algo muito fácil de ser realizado. Você aplica a peça com as mãos movimentando com cuidado para que o piso consiga se encaixar na posição correta. Utilize o martelo de borracha para bater sobre toda a superfície da cerâmica, pois dessa forma ela ficará totalmente fixada, eliminando os sulcos que foram feitos.

É importante ficar atento quanto à paginação do revestimento, uma vez que se ele tiver um desenho diferenciado, é necessário que todas as peças sejam encaixadas de modo a formar corretamente o desenho projetado.

Depois que a peça for aplicada, coloque um espaçador entre uma e outra para alinhar todo o revestimento. Utilize niveladores para conferir o nível do assentamento.

Você pode retirar o excesso de argamassa que escapar usando a espátula. Limpe com cuidado a superfície com uma estopa ou pano úmido para que não fique nenhum resquício de material no piso assentado.

Para o rejuntamento, prepare a mistura do rejunte em um recipiente com água com quantidade informada na embalagem do produto. Aplique a mistura entre as juntas das peças e limpe o excesso com uma espátula. Esse material vai garantir que a cerâmica fique colada por toda a superfície do chão ou da parede.

A circulação no espaço só pode ser permitida após 72 horas do fim do serviço.

Por fim, vale ressaltar que esse método de aplicação serve para vários tipos de revestimento, como cerâmica, porcelanato, vinílico, madeira, pedras, etc.

Viu como colocar pisos e azulejos pode ser fácil? Gostou do assunto e acha que o conteúdo o ajudou? Então compartilhe esse post em suas redes sociais para que mais pessoas aprendam esse procedimento!


Os comentários estão fechados.